Introdução

Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.”

Clarice Lispector


Minha missão neste trabalho é trazer os conhecimentos sobre Espiritualidade e Meditação para uma linguagem cotidiana, atual e compreensível, uma visão mais realizável, mas não sem uma grande dose de poesia, quebrar velhos paradigmas, esclarecer certas confusões e demonstrar que, na verdade, tudo é muito simples, entretanto não devemos confundir simplicidade com simplismo.

Evidentemente a Espiritualidade envolve a busca pelo Divino com sua ação transformadora, o que fazemos através da Meditação, contudo, devemos compreender que o Divino não é nada do que se imagina em loucas ilusões. O Divino habita o Aqui/Agora, no infinito e na eternidade, dentro de cada um de nós e se manifesta através da Verdade do Ser, e não em universos imaginários com suas atmosferas místicas produzidos em nossas mentes, meras alucinações do ego.

A libertação da mente dos condicionamentos do ego pode nos levar ao estado de êxtase, algo maravilhoso, porém, natural, descomplicado e inocente, um estado de “Ser” possível somente quando nos aceitamos e nos integramos completa e incondicionalmente sem nenhuma contaminação do ego e passamos a fluir com o Ser Verdadeiro em nós, o que nos leva ao mais profundo estado de Liberdade.

Portanto o meu trabalho relacionado com a Espiritualidade e com a Meditação gira em torno da Liberdade, da autenticidade, da naturalidade e da espontaneidade.

Uma pessoa só pode ser Livre se for autêntica, natural e espontânea, fora isso só existem ilusões, dentro ou fora da Meditação. Você pode respirar, fazer posições (asanas, mudras), cantar mantras, mas se não se encarar de frente para trazer à tona a Verdadeira Natureza em você, nada vai mudar.

O ponto de partida está em você ego e o final da jornada é em você essência, não há nada além disso. O resto é perfumaria, são tranquilizantes cujo efeito superficial em nada mudará sua realidade de forma verdadeira e profunda.

Ser autêntico e espontâneo, entretanto, não tem nada a ver com comportamentos rudes em que tudo vale. Comportamentos que chocam por chocar têm origem no ego por conta da sua necessidade de se autoafirmar. A verdadeira espontaneidade é bela e iluminada. É o brotar da água da Vida na fonte, cujo fluxo provém do contato interior com o Todo, é natural, por isso tem origem no mais profundo do nosso Ser, um “lugar” intocável pelo ego e pela mente por ele dominada.

A Liberdade é o resultado desse encontro com o Ser Verdadeiro, em que vislumbramos a Verdade Absoluta, a mãe da Liberdade, e nos deixamos acalentar por ela, adormecendo nossos egos em seus braços, e despertando como Consciência.

Espero ser bem-sucedido nesta minha empreitada, e que eu possa levar a leveza do Ser a cada ser que cruzar o meu caminho, e que possamos, desta forma, flutuar pela vida em um voo da alma, até que tudo termine em um profundo suspiro de paz.

Henrique Bocicovar