“A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de Consciência.”
Mahatma Gandhi
O nome Natural FreeMind foi criado a partir do adjetivo natural, representando, neste caso, a Natureza Verdadeira em nós. Veja que eu apresento o conceito de Natureza Verdadeira em nós no lugar de a nossa verdadeira natureza, porque a Natureza a que me refiro não pode ser possuída, portanto não admite um pronome possessivo, não é a minha, não é a sua natureza, Ela encontra-se em nós e nós nos encontramos Nela, é a Natureza Divina em nós.
A expressão em inglês FreeMind pode ser traduzida como mente livre, que representa a mente liberta da dominação do ego, uma mente autêntica, natural e espontânea, cujo conteúdo agora flui do nosso interior e não mais dos condicionamentos do ego e das artificialidades da sociedade, o grande ego.
O Natural FreeMind tem como proposta a construção de uma vida plena a ser vivida livremente a partir da Verdadeira Liberdade, a Liberdade interior, a única Liberdade possível, fonte de toda autenticidade, naturalidade e espontaneidade, de onde deriva a paz. Só podemos viver em paz se formos autênticos, naturais e espontâneos, o que significa viver livres dos condicionamentos impostos pela vida em sociedade, que nos dominam na forma de um ego.
Desta forma, a Vida flui com leveza a despeito de toda a dureza do mundo e, mesmo que o mundo esteja em guerra, nós estaremos em paz, mesmo que o mundo seja miserável, nós estaremos mergulhados na abundância e experimentaremos a perfeita satisfação.
Esta nova condição faz desabrochar potencialidades antes desconhecidas em nós, maneiras mais inteligentes de lidar com as coisas do dia-a-dia, com suavidade e isenção, o que desperta uma nova categoria de poder, o Poder Espiritual, com a capacidade de mudar vidas, não por meio da manipulação e da dissimulação, tão comuns no exercício do poder egoico, o poder social, mas através da Verdade transformadora de realidades, em que as ilusões que aceitamos como verdade e que compõem as nossas realidades, podem ser transformadas em algo mais positivo, leve e prazeroso, no lugar da realidade torpe como a que vivemos.
Compreendemos então, que a chave da verdadeira felicidade não está na habilidade de mudar coisas, pessoas e acontecimentos – uma tarefa extenuante e infrutífera –, e sim na de mudar a forma como nos relacionamos com eles – este sim, um trabalho prazeroso e fecundo –, pois, uma vez transformada a nossa percepção sobre algo, esse algo também se transforma. Neste mundo, tudo é percepção!
Para atingir esse objetivo, nós lançamos mão de procedimentos que possam privilegiar a intensificação da nossa luz interior, sendo o principal a Meditação, seguido de práticas naturais, artes ou qualquer outro tipo de atividade ou sistema que possa nos reaproximar da natureza em si e, principalmente, da Verdadeira Natureza em nós, e nos fazer alcançar um nível de Consciência mais elevado.
Entenda como “práticas naturais” a busca por uma vida em harmonia com a natureza, mas sem nenhum tipo de radicalismo, afinal o nosso foco é o Universo Interior de cada um, portanto a individualidade aqui é respeitada.
Buscamos a reconciliação com a natureza porque entendemos que esta é a cura para os inúmeros males da sociedade atual, em que o distanciamento das nossas raízes produz consequências desastrosas para a saúde física e mental, nos apartando da nossa essência espiritual, levando às doenças modernas como a ansiedade, a depressão e os seus correlatos físicos.
Contudo, buscar as nossas raízes não quer dizer voltar ao primitivismo, pelo contrário, corresponde a encontrar o que foi perdido em função do intenso desenvolvimento intelectual e tecnológico da humanidade nas últimas décadas, muito mais veloz do que pôde acompanhar o avanço evolutivo natural, causando conflitos entre o ser humano e a natureza interior e exterior. Portanto buscamos o natural dentro e fora de nós, mas sem deixar de lado as maravilhas que a ciência e a tecnologia nos proporcionam, com a responsabilidade de fazer delas o melhor uso possível, sem agredir a vida ou o meio ambiente, o que só é possível por meio de uma consciência pungente.
Escolhas sempre levam a consequências, e a expansão da Consciência abre um leque de alternativas lúcidas quanto ao que escolher, cujos efeitos positivos melhoram as condições básicas da vida, otimizam os resultados dos nossos esforços e enriquecem a qualidade dos nossos relacionamentos interpessoais e com o mundo, proporcionando uma vida integral e harmoniosa. Portanto o Natural FreeMind é um canal de liberdade, vida natural e expansão da Consciência sob a visão de uma nova Espiritualidade.
Esperamos construir uma comunidade de pessoas especiais, não superiores, mas incomuns, que saibam respeitar a igualdade de direitos de todos os seres vivos dentro do ciclo natural da Existência, sem imposições morais, éticas, filosóficas ou religiosas, respeitando também as condições naturais e as diferenças próprias de cada ser.
Henrique Bocicovar